POLÍTICA EM DESTAQUE

43

O analista político, Ezequiel Cilas falou em sua coluna desta semana sobre o Dia da Advocacia, Orçamento Participativo, luminárias de LED nas principais vias de NS, do assassinato do Presidente da Associação dos Moradores do bairro Industrial José Silva de Almeida, Carlos Felicíssimo dos Santos, Moção de Aplauso da Câmara Municipal de Nova Serrana para o Deputado Estadual Fábio Avelar, entre outros temas.

Dia da Advocacia

Ontem foi comemorado a Dia da Advocacia e aproveito para parabenizar as advogados e advogados pelo seu dia. Diante de tudo o que estamos vivendo, a palavra mais apropriada no momento é esperança. Esperamos dias melhores, evolução, solidariedade, compreensão, entendimento, colaboração, união, companheirismo, e uma vida mais digna para todos.

Essencial a Justiça

Nesse cenário conturbado que a resposta seja com muita fé, mesmo que já não haja mais força para continuar no caminho. Que tudo se renove e que a árdua luta dê ainda mais forças para continuar. É tempo de paz, de harmonia, de congraçamento e juntos sempre faremos a diferença, pois, a advocacia é essencial à justiça.

Orçamento Participativo

Encerra hoje o prazo para participação do cidadão no orçamento participativo que definirá as diretrizes para elaboração da Lei do Plano Plurianual (2022-2025) e da Lei Orçamentaria Anual (2022). É a primeira vez que o cidadão de Nova Serrana está tendo a oportunidade de contribuir para melhorar a aplicação dos recursos municipais, com ações e obras que irão impactar no dia a dia da população. Para participar, basta acessar o link https://bit.ly/37FJSwJ e responder o questionário.

Cidade Iluminada

A Prefeitura de Nova Serrana instalou 2000 mil novas luminárias de LED nas principais vias da cidade, com um sistema mais moderno que o antigo, bem mais eficiente e que contribuirá para redução de custos com iluminação pública, garantindo mais segurança à população e dificultando as ações criminosas que beneficiavam da precariedade da iluminação para cometimento de crimes. A prefeitura irá investir mais de R$ 2,3 milhões, com recursos do próprio município. A prefeitura de Nova Serrana ainda pretende realizar até o final de 2024 a substituição do restante do atual sistema de iluminação por equipamentos de LED dentro do programa Cidade Inteligente.


Liderança Comunitária

No final de semana o Presidente da Associação dos Moradores do bairro Industrial José Silva de Almeida, Carlos Felicíssimo dos Santos, popularmente conhecido como Carlinhos, foi assassinado e até o momento não foi elucidado a motivação do crime. A jornalista Lilian Camargos gravou um vídeo em suas redes sociais pedindo aos órgãos responsáveis pela investigação maior empenho na apuração do crime, já que não sabemos se tem relação com o cargo que exercia na comunidade.

Fábio Avelar

O deputado estadual Fábio Avelar (Avante) recebeu na última terça-feira (10/8) uma Moção de Aplauso da Câmara Municipal de Nova Serrana, em reconhecimento pela sua atuação parlamentar e, em especial, pelos recursos que destinou ao município para aplicação em diversas áreas, destacando a segurança pública. A homenagem é de autoria dos Vereadores Agnaldo Mendes Cordeiro, Antônio Donizete Ferreira, Guilherme Bueno Lemos, Cleiton José Gonçalves e Rodrigo Fabiano Ferreira. Tudo indica que Fábio Avelar receberá apoio de todos os vereadores para reeleição a Assembleia Legislativa de Minas.

Lei Maria da Penha

A Câmara de Nova Serrana realizará no dia 19 de agosto, às 14 horas, um evento com o objetivo de promover a troca de informações entre os mais diversos órgãos ligados ao tema da “Violência Contra Mulheres” no município de Nova Serrana. A ação ocorre em comemoração aos 15 anos da Lei Maria da Penha, lei foi sancionada em 07 de agosto de 2006, com mecanismos para prevenir e coibir a violência doméstica e familiar, com a participação de diversas entidades, dentre elas, a OAB Nova Serrana que participará através da Comissão da Mulher Advogada.

Fomento ao Turismo

Os vereadores aprovaram na reunião ordinária desta semana a adesão do município de Nova Serrana na Associação Circuito Verde Trilha dos Bandeirantes, o que permitirá a realização de diversas ações e criação de programas turísticos no âmbito do Circuito Verde, viabilizando arrecadação através do ICMS turístico. É a primeira vez que o município se inscreve em programa desta natureza e há enorme expectativa para que seja desenvolvida a tão esperada política para o turismo de negócio no ramo calçadista.

Criança e Adolescente

Os Vereadores aprovaram ainda o projeto de lei de implantação do Centro de Convivência da Criança e do Adolescente, que vai ao encontro do projeto de ampliação da política municipal de assistência social, de modo especial, reestruturando o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), especializando o atendimento e execução das atividades, nos moldes do Centro de Convivência do Idoso, já instalado. O projeto é voltado para faixa etária de O a 17 anos, desenvolvendo atividades, sempre referenciado aos CRAS já instalados, para que ocorra o acompanhamento integral das famílias.

Joel Martins

Na semana passada conversava com um amigo sobre os bastidores da política local, em especial, sobre as articulações para as eleições de 2022, acabou informando que o ex-prefeito Joel Martins está trabalhando para disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados. Os grupos estão articulando representantes na próxima eleição já visando as eleições municipais de 2024.