PASSANDO A POLÍTICA A LIMPO

33

É com muita satisfação que retorno a escrever semanalmente neste espaço. Aqui vou discorrer sobre os fatos e versões da política municipal, regional, estadual e nacional, com análise sobre as movimentações dos bastidores da política. A coluna visa ainda os acontecimentos sobre o direito e a justiça.

Dada a largada

O jogo político em busca de lugar no executivo e legislativo já começou, mas sem novidades. O governador Romeu Zema (partido Novo) é candidato natural à reeleição ao Governo de Minas. O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre kalil (Solidariedade), já anunciou que deverá disputar o cargo ocupado por Zema. Ambos os pré-candidatos não divulgaram quais serão os vices e a grande dúvida é se na disputa ao governo de Minas teremos uma terceira via.

Morosidade

Havia uma grande expectativa que a discussão do acordo da Vale acontecesse nesta semana na Assembleia Legislativa, porém, até o fechamento desta edição, não havia informação da inclusão do projeto nas sessões ordinárias desta semana, devendo ser pautado somente no próximo mês, o que demonstra a falta de bom senso e dialogo entre o Governador Zema e o Presidente da ALMG, Deputado Agostinho Patrus, causando diversos prejuízos ao povo mineiro.

PJE

O Tribunal de Justiça de MG implantou o Processo Judicial eletrônico (PJE) em todas as Comarcas do Estado e recentemente iniciou a implantação do PJe criminal. Porém, o sistema não tem funcionado em sua totalidade, dificultando a prestação jurisdicional do Judiciário mineiro. Inclusive, os prazos dos processos eletrônicos estavam suspensos e retornaram seu curso na segunda-feira (26/6).

Euzébio Lago

O prefeito Euzébio Lago (MDB) já manifestou que não deixará o cargo para disputar as próximas eleições de 2022. Não se sabe ainda se o prefeito irá participar ativamente do próximo pleito, se lançará candidatos próprios ou até mesmo quem apoiaria para deputado estadual e federal.  

Fábio Avelar

O Deputado Fábio Avelar (Avante) vem trabalhando para ser o candidato mais forte nas próximas eleições. Já anunciou sua reeleição a Assembleia Legislativa de Minas Gerais em 2022 e já deixou bem claro a sua pretensão de disputar o cargo de prefeito de Nova Serrana em 2024. Fábio Avelar ampliou sua base eleitoral e trabalha para ser um dos deputados mais votados em Minas. Atualmente exerce a vice-liderança do Governador Zema na ALMG.  

Fortalecimento do Avante

Fábio Avelar tem trabalhado nos bastidores para fortalecer o Avante em Minas Gerais. Para isso, tem conversado com o deputado estadual Cleitinho (Cidadania) no sentido de filiar o colega no Avante. Cleitinho é pretenso candidato ao Senado Federal com grandes chances de conseguir ocupar o cargo. Nas eleições de 2018 o Avante elegeu oito deputados federais e 16 estaduais em todo país. O Estado com mais deputados federais é Minas Gerais: Luis Tibé, presidente nacional do Avante, e os advogados André Janones e Greyce Elias. Caso o partido consiga a proeza de lançar candidato ao Senado chegará de vez ao cenário da política nacional.  

Paulo César

O ex-prefeito e ex-deputado estadual, Paulo César, que até então estava distanciado dos bastidores da política, ressurgiu recentemente ao reunir com o Presidente Estadual do PDT, Deputado Federal Mário Heringer, acompanhado do Vereador Geraldo Eletricista e demais lideranças do partido. Informações dão conta de que Paulo César participará de forma incisiva nas próximas eleições. Ainda segundo as mesmas informações, a atuação de Paulo César será em parceria com o também ex-prefeito Joel Martins, ambos de olho nas eleições municipais de 2024.

Projetos aprovados

Na reunião ordinária desta semana os Vereadores aprovaram o projeto de Inclusão dos profissionais de fisioterapia e Terapia ocupacional no Programa Saúde da Família – PSF, de autoria do Vereador Dr. Rodrigo Fisioterapeuta bem como o projeto que institui o ‘Março Marrom Mês de Conscientização e Combate à Dengue’, destinado à conscientização da população nova-serranense sobre a importância do combate ao mosquito Aedes Aegypti, de autoria do Vereador Willian Barcelos.

Escola da Terra

Foi aprovada ainda a criação do Projeto “Escola da Terra” que institui a criação de hortas escolares comunitárias nas escolas que integram a rede municipal de ensino do município de Nova Serrana, de autoria do Vereador Zé Faquinha.