NOVA SERRANA É PRIMEIRO LUGAR NO ICMS ESPORTIVO 2020

98

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, por meio da Subsecretaria de Esportes, confirmou a primeira colocação do município de Nova Serrana no ranking do ICMS Esportivo ano base 2020.

A cidade alcançou 8.312,5 de pontuação final. São mais de 2.500 pontos à frente do segundo colocado. Dos 853 municípios mineiros, somente 302 comprovaram o funcionamento do Conselho de Esporte, sendo Nova Serrana a primeira colocada. 

Em quatro anos, Nova Serrana saiu da 43º colocação, em 2017, para o topo da lista em 2021. Tal conquista garante repasses financeiros para promoção e incentivo do esporte local, bem como atrai a atenção de outros municípios e investidores do esporte, com o convite para sediar e participar de competições, campeonatos e eventos esportivos.

O ICMS Esportivo é um dos critérios estabelecidos pela Lei nº 18.030/2009 para distribuição da cota-parte do ICMS pertencente aos municípios. Por este critério, os municípios pontuam e recebem recursos de acordo com as atividades esportivas realizadas, desde que possuam Conselho Municipal de Esportes em pleno funcionamento.

O mecanismo busca fomentar a realização de eventos e programas, bem como a organização da política esportiva em Minas Gerais.

Texto e Foto: PMNS