NOVA SERRANA AVANÇA PARA ONDA AMARELA

48

O Comitê Extraordinário Covid-19 do Estado de Minas Gerais, em nova deliberação publicada na última quinta-feira (8), avançou a região Oeste, onde fica localizado o município de Nova Serrana, para Onda Amarela do Plano Minas Consciente.

Dessa forma e de acordo com o Decreto Municipal 80/21, entre os dias 10 e 16 de julho de 2021, o funcionamento dos estabelecimentos comerciais localizados no município de Nova Serrana está condicionado ao cumprimento do protocolo da Onda Amarela do Plano Minas Consciente, disponível no site www.mg.gov.br/minasconsciente. Outras medidas de prevenção estão estabelecidas no Decreto Municipal 80/2021.

INDÚSTRIA, COMÉRCIO E PRESTADORES DE SERVIÇOS

Todos os estabelecimentos comerciais localizados no município de Nova Serrana (restaurantes, lanchonetes, padarias, bares e congêneres, salões de beleza/estética, clubes, academias e congêneres,  lojas de roupa, eletrônicos e congêneres) somente poderão funcionar de acordo com o horário permitido pelos seus respectivos alvarás de funcionamento, desde que observadas as restrições de distanciamento e normas sanitárias exigidas na Onda Amarela.   

Todos os estabelecimentos deverão observar atentamente as seguintes regras e restrições:

Distanciamento social de 1,5 metro linear;

Espaçamento de 1 pessoa por 4 m²;

Limite de ocupação de 75% da capacidade máxima;

Limite absoluto de 250 pessoas em eventos;

Utilização obrigatória de máscaras por clientes e colaboradores;

Disponibilização de álcool gel 70%.

FECHAMENTO COM GRADIL

Os estabelecimentos comerciais que estiverem autorizados a utilizar o espaço público, deverão realizar o fechamento da área utilizada com gradil, devendo limitar a entrada e permanência de pessoas no local, observados os protocolos do Plano Minas Consciente.

FEIRAS LIVRES – Centro de Convenções (aos sábados)

Fica autorizado a realização da feira-livre aos sábados no Centro de Convenções 6h às 12h para todos os feirantes de hortifrutigranjeiros, carnes, peixes, laticínios, bolos, biscoitos, roscas e similares embalados, desde que observadas as seguintes medidas de prevenção ao contágio do novo coronavírus:

Entrada individual na área da feira, mediante efetivo controle, proibindo-se grupos de pessoas, ainda que da mesma família;

Atendimento individual por banca, cabendo ao respectivo feirante o dever de organizar e controlar eventual fila à frente de sua banca, com o devido distanciamento de 1,5 metros;

Os feirantes somente poderão fazer o atendimento de clientes que estejam utilizando máscaras de proteção facial.

OBS: O comércio dos demais segmentos não mencionados fica restrito aos feirantes residentes no município de Nova Serrana.

FEIRAS LIVRES – Planalto (aos domingos)

Fica autorizado a realização da feira-livre aos domingos no bairro Planalto, de 6h às 12h para todos os feirantes cadastrados, desde que observadas as seguintes medidas de prevenção ao contágio do novo coronavírus:

Atendimento individual por banca, cabendo ao respectivo feirante o dever de organizar e controlar eventual fila à frente de sua banca, com o devido distanciamento de 1,5 metros;

Os feirantes somente poderão fazer o atendimento de clientes que estejam utilizando máscaras de proteção facial;

Obs: O comércio dos demais segmentos não mencionados fica restrito aos feirantes residentes no Município de Nova Serrana.

A fiscalização deste Decreto será realizada pela Vigilância Sanitária do Município com o apoio da Guarda Civil Municipal.

Texto: PMNS

Foto: Ilustrativa / Internet