NINGUÉM VIRA ANJO PORQUE ENVELHECEU

46

Os idosos são pessoas que merecem todo nosso carinho, respeito e admiração. São donos de muita sabedoria e experiência de vida. Amo conversar e aprender com eles. Tenho grandes amigos e amigas da terceira idade que amo e respeito. Mas hoje infelizmente quero falar mais sobre idosos que nos decepcionaram de forma terrível na última semana.

A primeira foi uma senhora de 61 anos que cometeu o crime de injuria racial contra um guarda civil municipal. Ela o chamou de macaco, preto fedido e urubu, enquanto esperava atendimento em uma Unidade de Saúde em Nova Serrana.  Independente do motivo de raiva da mulher, nada justifica as ofensas que ela proferiu ao guarda civil. Esse racismo vem impregnado em algumas pessoas, e elas soltam esse veneno no momento de fúria. Mas para crimes existem leis, e a mulher foi presa.

Crimes como racismo, injúria racial, homofobia ou qualquer discriminação por cor, etnia, cultura, ou gênero precisam ser denunciados e punidos. O combate contra o preconceito é diário. Solidariedade ao guarda e todos os que já passaram por essa terrível situação.

O segundo idoso que revoltou nossa cidade foi um homem de 68 anos acusado de abusar sexualmente de um menino de 14 com deficiência mental.  E ele só foi preso, porque um amigo da mãe do menino o agrediu.  Quando soube que o menino tinha sido abusado, o homem foi até o idoso e o agrediu e ele quem foi denunciado.  Na Delegacia contou o motivo que bateu no idoso. O que me deixa perplexa é que a mãe do menino, embora soubesse dos abusos não denunciou o idoso, pois era amiga da filha dele.

Agora o idoso está preso. Mas fica aqui registrada a revolta contra a filha do idoso e a mãe dessa criança, que negligenciaram o abuso e acoitaram a safadeza do idoso. A Polícia Civil está investigando o caso e acredita que possam aparecer mais vítimas deste homem. Lembrando que casos de violência devem ser denunciados, um dos canais é o Disque 100.

Não é por ser idoso, que a pessoa tem direito de, como nos casos relatados, ser racista ou abusador.  Para todos nós que temos idosos nas nossas famílias fica o recado, fingir que tá tudo bem, que nada está acontecendo, proteger os idosos da justiça, só incentiva que ele continue cometendo esses crimes bárbaros. A Justiça deve ser para todos independentes da idade. Ninguém vira anjo porque envelheceu.  Fale mais sobre isso!

Por Lilian Camargos