MULHERES PROTESTAM EM FRENTE AO PRESÍDIO DE NOVA SERRANA

64

Um princípio de tumulto foi registrado na tarde dessa terça-feira (9), no Presídio de Nova Serrana, onde os detentos reivindicaram melhorias na unidade prisional. Do lado de fora era possível ouvir palavras de ordem como “fora diretor”.

Esposas, mães e filhas de detentos realizaram uma manifestação pacífica na porta do presídio.

Segundo elas, os presos não estariam recebendo visitas, alimentos e materiais de higiene levados por familiares, além da comida fornecida pelo sistema prisional estar com a qualidade ruim.

No protesto os familiares, que usaram som e cartazes na porta do presídio, pediram a liberação das chamadas de vídeo, já que as visitas presenciais estão suspensas por causa da pandemia da Covid-19.

O Jornal Serranense postou em primeira mão, em suas redes sociais, vídeos da manifestação, onde tiveram intensa interação dos internautas.

Agentes da Polícia Penal e da Polícia Militar (PM) estiveram no local para garantir a segurança dos detentos e de seus familiares. O Juiz Paulo Eduardo e o Promotor de Justiça Daniel Saliba, ambos da Comarca de Nova Serrana, estiveram no presídio e ouviram os presos.

O Jornal Serranense entrou em contato, na manhã desta quarta-feira (9), com o Juiz e o Promotor de Justiça. Estamos aguardando o posicionamento de ambos e traremos na próxima edição do Programa Lilian Camargos.

Ouça a fala da Rafaela, esposa de um detento, ela que participou do protesto de ontem.

RESPOSTA

Em nota, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, por meio do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), informou que houve, na tarde dessa terça-feira (8), uma manifestação de familiares de detentos em frente ao Presídio de Nova Serrana, contrários a um procedimento de revista que ocorreu na última segunda-feira (7). Durante o decorrer do ato, os presos subverteram à ordem, com gritos e chutes nas celas. Os policiais penais da própria unidade contiveram a situação rapidamente. O presídio já voltou à rotina normal. 


O Grupamento de Intervenção Rápida esteve em frente à unidade, como forma de precaução, porém não houve necessidade de adentramento tático. O juiz da Vara de Execução Penal e o promotor de Justiça da Comarca também estiveram presentes no local e conversaram com os detentos. 

Em setembro de 2020, o Depen-MG iniciou a retomada gradual das visitas presenciais no sistema prisional, de acordo com as ondas do Plano Minas Consciente de cada macrorregião. A lista de unidades em cada onda é atualizada semanalmente no site do Depen-MG, às quintas-feiras. As unidades prisionais seguem os protocolos previstos para a onda da macrorregião na qual estão localizadas, exceto aquelas que são classificadas como portas de entrada. 

A lista de unidades prisionais em cada onda do Minas Consciente está disponível por meio deste link http://www.depen.seguranca.mg.gov.br/index.php/noticias-depen-mg/3666-sistema-prisional-retoma-visitas-presenciais-de-forma-gradual-a-partir-do-proximo-fim-de-semana 

Como a macrorregião de Nova Serrana encontra-se, no momento, na Onda Vermelha do Plano Minas Consciente, o Presídio de Nova Serrana permanece com as visitas presenciais suspensas. Os familiares, no entanto, estão sendo atendidos por meio de visitas por videoconferência. Em média, diariamente, dez famílias são atendidas. 

Para esclarecimento, existe um rodízio de agendamento das visitas virtuais e, por esta razão, alguns familiares podem não ser atendidos semanalmente, como muitos desejam.

Em relação à entrega dos kits, esclarecemos que todos os itens encaminhados via Correios são inspecionados, por questões de segurança. Somente não são entregues aqueles que contêm algum tipo de ilícito ou que estão em desacordo com o tipo de material permitido para envio, segundo regulamentos internos e conhecidos pelos familiares, disponíveis no link a seguir http://www.depen.seguranca.mg.gov.br/index.php/visitantes/kit-postal

Fotos: Redes Sociais