GOVERNO DE MINAS AMPLIA DE 40 MIL PARA 75 MIL A OFERTA DE CURSOS TÉCNICOS GRATUITOS PARA JOVENS MINEIROS

39

Devido à grande procura para participação no projeto Trilhas de Futuro, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação anunciou a ampliação de 40 mil para 75 mil as vagas dos cursos técnicos gratuitos para jovens mineiros. Abrindo as portas para o futuro, o Governo do Estado vai investir em 75 mil novos profissionais para o mercado, dinamizando a economia e dando formação para quem quer uma oportunidade de trabalho. Apostando alto nesta iniciativa, o investimento no Trilhas de Futuro vai chegar a um bilhão de reais. 

E para atender a todo este público jovem, o período de inscrições também foi prorrogado para o dia 02 de setembro. Poderão se inscrever estudantes de escolas públicas e privadas regularmente matriculados no 2º e 3º anos do ensino médio ou em qualquer período da Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Ensino Médio e também jovens que já concluíram o ensino médio.

Pelo menos 70% das vagas serão destinadas aos estudantes do ensino médio da rede pública estadual, sendo as demais vagas distribuídas para os jovens matriculados em outras redes públicas, em redes privadas e em seguida para os jovens egressos do ensino médio. A previsão é de que as aulas tenham início no mês de outubro.

Estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas podem consultar o catálogo dos cursos que serão ofertados pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, por meio do Trilhas de Futuro. No documento, estão listadas as instituições, cursos e municípios que estão com vagas abertas até 02 de setembro. 

Os cursos técnicos são em áreas com perspectiva de empregabilidade, como enfermagem, mineração, vestuário, meio ambiente, redes de computadores, entre outros. Os cursos serão gratuitos e ofertados por instituições credenciadas, em 110 municípios mineiros. Além da oferta gratuita da formação, todos os alunos selecionados para participar receberão uma ajuda de custo de vale-transporte e alimentação.

Para acessar o catálogo completo dos cursos e se inscrever, acesse o site www.trilhasdefuturo.mg.gov.br.

Texto: Rádio Itatiaia

Foto: Ilustrativa / Internet