BARES VOLTAM ABRIR SUAS PORTAS NESTA SEXTA-FEIRA (25) EM NOVA SERRANA

119

Os bares, restaurantes e congêneres que estavam impedidos de funcionar poderão abrir suas portas a partir de hoje sexta-feira (25). A feira do Planalto também poderá ocorrer no domingo. Estas são as principais novidades do Decreto Municipal 57/2021 divulgadas na tarde desta sexta-feira (25).

Entre os dias 26 de junho de 2021 e 02 de julho de 2021, o funcionamento dos estabelecimentos comerciais localizados no Município de Nova Serrana está condicionado ao cumprimento do protocolo da onda vermelha do “Plano Minas Consciente” (https://www.mg.gov.br/minasconsciente.) 

BARES, RESTAURANTES E LANCHONETES
 

Restaurantes, lanchonetes, padarias, bares e congêneres somente poderão funcionar das 5h às 22h. Fora deste horário, apenas sob regime de delivery, não sendo permitido retirada no local. Não se aplica esta restrição de horário aos postos de combustíveis e estabelecimentos de comércio e prestação de serviços ligados à saúde, tais como farmácia e correlatos.
 
SALÕES DE ESTÉTICA / ACADEMIAS E CONGÊNERES
 
Os salões de beleza/estética, clubes, academias e congêneres estão permitidos a funcionar de acordo com o horário permitido em seus alvarás de funcionamento. Estabelecimentos com permissão de funcionamento em horário especial devem respeitar o limite de 5h às 22h.
 
Fica proibida a realização de shows ao vivo em bares, restaurantes e congêneres.
 
COMÉRCIO E PRESTADORES D SERVIÇOS
 
O comércio (lojas de roupa, eletrônicos e congéneres) e os prestadores de serviço estão permitidos a funcionar de acordo com o horário permitido em seus alvarás de funcionamento. Estabelecimentos com permissão de funcionamento em horário especial devem respeitar o limite de 5h às 22h.
 
PROTOCOLOS DE DISTANCIAMENTO
 
Os estabelecimentos autorizados a funcionar devem seguir os seguintes protocolos de distanciamento:
 

  • Distanciamento social de 3 metros;
  • Espaçamento de 10 m² por pessoa;
  • Limite de ocupação de capacidade máxima será de 50%;
  • Limite absoluto de pessoas em eventos é de 30 pessoas;
  • Utilização obrigatória de mascaras por clientes e colaboradores.

 
FECHAMENTO COM GRADIL
 
Os estabelecimentos comerciais que estiverem autorizados a utilizar o espaço público, deverão realizar o fechamento da área utilizada com Gradil, devendo limitar a entrada e permanência de pessoas no local, observados os protocolos da onda vermelha do Plano Minas Consciente.
 
Fica determinado o fechamento com gradil por parte da administração municipal dos espaços públicos em que forem verificadas aglomerações.
 
FEIRAS LIVRES
 
Fica autorizado a realização das feiras-livres aos sábados no Centro de Convenções e aos domingos no bairro Planalto, de 6h às 12h para todos os feirantes de hortifrutigranjeiros, carnes, peixes, laticínios, bolos, biscoitos, roscas e similares embalados, desde que observadas as seguintes medidas de prevenção ao contágio do novo coronavírus:
 

  • Atendimento individual por banca, cabendo ao respectivo feirante o dever de organizar e controlar eventual fila à frente de sua banca, com o devido distanciamento de 3 metros;
  • Os feirantes somente poderão fazer o atendimento de clientes que estejam utilizando máscaras de proteção facial;
  • Proibido o consumo de alimentos no local.

 
Obs: O comércio dos demais segmentos não mencionados fica restrito aos feirantes residentes no Município de Nova Serrana.
 

Fonte: Prefeitura de Nova Serrana